
As seleções nacionais nas mais variadas modalidades e os atletas qualificados para os Jogos Olímpicos vão receber vacinas de imunização da Rússia, denominada Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Gamaleya, que atingiu 91,6% de eficácia contra a Covid-19.
A boa nova foi anunciada pelo Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, após o encontro que manteve com o ministro-conselheiro da Rússia, junto da embaixada daquele país em Moçambique, Alexander Nuralov.
A doação destas vacinas é uma iniciativa do Ministério do Desporto da Rússia, Oleg Matytsin, que pretende apoiar aos países africanos que pretendem ver os seus atletas a participarem em competições continentais e mundiais imunizadas contra a pandemia do novo coronavírus.
Alexander Nuralov avançou que esta doação faz parte de uma iniciativa do Ministério dos Desportos da Rússia de apoiar desportistas africanos com a medicação contra o novo coronavírus.
“Esta medição é gratuita e é destinada para todas as selecções nacionai de Moçambique e o pessoal do Comité Olímpico”, explicou o ministro-conselheiro russo.
Falando igualmente à imprensa, Carlos Gilberto Mendes, manifestou em nome do Estado moçambicano o seu profundo agradecimento ao povo russo pelo gesto de solidariedade que, no seu entender, reforça a cooperação entre os dois países.
“Adiante coloca-nos felizes porque os nossos atletas poderão competir em várias provas internacionais devido a esta abertura do povo russo ao povo moçambicano”